Ter uma rotina e um controle financeiro de qualidade é fator fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, em torno de 24% de empresas fecham antes mesmo de completarem dois anos de existência no mercado.

Além disso, o percentual de empresas que não atingem nem os primeiros quatro anos de funcionamento chega a 50% do total. Ao analisar os fatores responsáveis que levam empresas a fecharem tão precocemente, pode-se identificar a falta de controle financeiro como um dos principais motivos.

Por isso, listamos a seguir os cinco passos principais para ter um bom controle financeiro na sua empresa para te ajudar a prosperar no seu negócio. Confira!

1 – TER O CONTROLE DO FLUXO DE CAIXA

Manter um controle adequado do fluxo de caixa de qualquer empresa é fator básico para o seu funcionamento adequado. Isso ocorre pois é através do fluxo de caixa que se identifica tudo o que entra e sai da empresa em termos de recursos financeiros.

É o controle do fluxo de caixa que pode indicar para onde o dinheiro da empresa está indo e quais são as principais contas a serem pagas que devem ser priorizadas.

Para a empresa poder se organizar financeiramente e ter suas projeções de curto, médio e longo prazo como possibilidades reais, controlar o fluxo de caixa é o ponto de partida.

2 – TER UM BOM PLANEJAMENTO

Uma rotina financeira efetiva depende, acima de tudo, de um bom planejamento empresarial. Isso porque é o planejamento financeiro que irá auxiliar a empresa a gerir o negócio, a determinar o preço ideal, as metas desejadas, os objetivos previstos e a execução das ações previstas.

O planejamento permite ainda que a empresa tenha uma percepção real de suas capacidades em gerar lucro, o que agrega a análise do cumprimento das ações previstas pela organização.

Para se ter um planejamento de qualidade, é preciso considerar qual o lucro obtido durante o último ano, quais as despesas que a empresa possui e o que se pode cortar, qual a projeção de um ano da companhia, dentre outros.

Portanto, se você deseja ter um controle financeiro efetivo, que auxilie a sua empresa a crescer, ter um planejamento financeiro detalhado é parte fundamental para alcançar o sucesso.

3 – REDUZIR CUSTOS

Outro benefício muito importante de um bom controle financeiro empresarial é a redução de custos não essenciais.

Muitas empresas acabam gastando um alto recurso financeiro em gastos considerados não essenciais ou na manutenção de serviços que não são mais precisos na organização, pelo simples fato de não serem percebidos.

Dessa forma, a empresa consegue economizar em serviços básicos e assim aplicar em novos investimentos que visam o crescimento da empresa dentro do mercado.

Portanto, reduzir custos é aumentar o lucro da empresa, gerando maior retorno dos investimentos realizados.

4 – TER UMA EQUIPE FINANCEIRA DE QUALIDADE

Para trabalhar com dinheiro, recursos e bens da empresa, é preciso ter uma equipe de qualidade e que transmita confiança no trabalho realizado.

Por isso, investir em uma equipe qualificada e especializada é fundamental para um controle financeiro adequado em sua empresa.

Ainda que muitas tarefas e ferramentas da área financeira estejam automatizadas hoje, devido ao grande avanço da tecnologia, ainda existem muitas funções que devem ser realizadas manualmente.

Por isso, ter uma equipe de confiança, competente e comprometida com o que faz e com o bem da empresa, é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Para que isso ocorra, não basta realizar uma simples contratação. É preciso identificar se os profissionais entrevistados possuem a especialização correta na área e as habilidades necessárias exigidas para o cargo.

Além disso, realizar a integração, investir em treinamentos, apresentar a cultura da empresa e do setor financeiro para o funcionário é fundamental para que esse se sinta parte da equipe e da empresa como um todo.

Oferecer boa remuneração, um ambiente de trabalho adequado e motivador, oferecer benefício, premiações e valorizar o funcionário no desempenho de suas atividades é a base para se ter uma equipe motivada e de qualidade.

5 – MANTENHA SEMPRE UM SALDO MÍNIMO DE CAIXA

Outro passo fundamental para um controle financeiro de qualidade é possuir, sempre, um saldo mínimo no caixa da empresa para garantir as necessidades básicas financeiras da empresa.

Conhecer qual deve ser o seu saldo mínimo garante a disponibilidade para girar o negócio e assim a sobrevivência da organização. Portanto, estabelecer e manter este “colchão” evita crises graves que possam afetar o funcionamento do seu negócio.

Além dos passos mencionados anteriormente para realizar um controle financeiro efetivo e de qualidade, uma medida permeia todas estas demandas: utilizar um sistema financeiro de qualidade. Uma boa ferramenta, utilizada com todo o seu potencial, otimiza o tempo gasto em atividades manuais e dá segurança para a operação.

Tudo isso para conhecer as transações que ocorrem na empresa e ter clareza sobre lucros e recursos disponíveis para investimentos. A rotina financeira é base o sucesso do negócios!

Gostou do post e quer saber mais sobre o assunto? Então nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo financeiro!

ELEVE A GESTÃO DE SUA EMPRESA A UM NOVO PATAMAR DE RESULTADOS. FALE COM A VALENS.